sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Rudolf Hausner -1914-1995- Visão Fantástica



Rudolf Hausner,o mais austero e, psicologicamente o mais produtivo do grupo de Realistas Fantásticos vienenses,criou,com os seus quadros de Adão,um singular arquétipo condensado da sua época.
Com toda a fantasia dos conteúdos dos seus quadros,os realistas de Viena,ao contrário dos surrealistas enfatizam um determinado papel para o pensamento racional no processo criativo.


"Adão centrado em si próprio"


"Adão Real-Ideal"

Todas as pinturas de Adão são imagens em espelho.Foram pintadas com a ajuda de um espelho e querem ser usadas como um espelho.Apesar de todas as pinturas de Adão representarem o rosto de Rudolf Hausner, a sua aplicabilidade para objectivos de auto reconhecimento não está limitada apenas a ele; mais propriamente,todas as situações de Adão representadas têm uma natureza universal.


"Adão Bígamo" " Adam Bigamist" 1994


"Adão Engenheiro" "Adam Engineer"


"Adão Comedido" "Adam Massvoll" 1993
O quadro Adão Comedido ou - o título alemão, Adam Massvoll pode ser lido como um trocadilho-
-Adão cheio de medidas.Constitui uma espécie de resumo de um empenho vitalício de Hausner:
uma pintura contagiante constituída numa pequena selecção de cores muito pensadas com graus de brilho e saturação muito precisos.
Ao contrário de outras figuras de Adão "medidas", que Hausner rodeia com referências métricas,tais como miras graduadas,parênteses e alinhamentos,este Adão é apresentado frontalmente ao espectador,nu e desprotegido ,e sem as usuais marcas de distinção ou símbolos de estatuto de indivíduo moderno.Adão comedido olha fixamente para o espectador,directamente ao nível dos olhos:envelheceu,as suas características faciais são côncavas e enrugadas;é um Matusalém numa era em que se venera a juventude.
Este Adão representa um tipo de resumo estético.Reflecte em si próprio o seu desenvolvimento
e o seu processo de envelhecimento como medida de todas as coisas ,e pode deste modo,como um sujeito livre,não influenciado por correntes da moda,segurar com auto confiança um espelho na direcção do espectador,que é igualmente livre de aceitar a oferta.É neste encontro que reside a noção Fantástica de Hausner , nomeadamente para acompanhar o espectador na sua própria pesquisa de si próprio.


"Labirinto-detalhe"
As suas incansáveis investigações exploram a linha de fronteira entre realidade e imaginação que,
segundo as palavras do próprio Hausner-"Tendem continuadamente...a interpenetrar-se"

2 comentários:

1 click disse...

Surpreendes-me a cada dia que passa como uma mulher de multi talentos. Desconhecia que a História da Arte também temperava a tua vida com um gosto tão refinado.

Tudo de bom para ti neste Natal que se aproxima
João

Esquinas da Memória disse...

Conheço Hausner, como deves calcular...Não sabia era tanto sobre estas particulariedades que aqui nos apresentas.

O artista e tu têm mérito:-)

Beijinhos Lucília, desta amiga que chega carregada de nuvens negras, mas que brevemente se transformaram num azul celeste!